NO CAMINHO DO SUCESSO

     

  Se você quer ser trabalhador de uma Casa Espírita, e também está em busca de uma vaga ou de reposicionamento no mercado de trabalho, saiba que existem algumas qualidades e características que pesam bastante em favor de qualquer candidato. Em geral, elas fazem parte da personalidade, mas podem também ser aprendidas, desenvolvidas e aperfeiçoadas, simplesmente modificando algumas atitudes cotidianas.

       Assim como ter ética, cordialidade, solidariedade e outros valores e atitudes, imprescindíveis ao convívio social, para ter bom desempenho e ser um profissional respeitado e valorizado, é muito importante:

Ser competente – Ser eficiente é a primeira coisa que se espera de um profissional que deseja alcançar o sucesso e, para ser eficiente, é preciso ser competente. Conhecer bem, tanto a instituição em que trabalha, quanto a área em que atua, e estar capacitado para desempenhar, da melhor forma possível, suas atribuições e responsabilidades. Quem é competente, não só sabe o que faz e porque faz, mas também como fazer e o resultado do que faz.

Ser proativo – Apesar de não ser uma palavra muito usada, proatividade significa, principalmente, ter iniciativa e antecipar-se em providências, que evitem futuros problemas. Entretanto, para ser proativo é necessário conhecer bem a questão, para que a ação autônoma, ao invés de prevenir, não agrave ainda mais a situação. E ter sempre em mente que a proatividade não deve ser confundida com desrespeito à hierarquia.

Ser colaborativo – Quem está sempre disposto a colaborar no trabalho, dificilmente está sozinho, pois a colaboração, além de estabelecer e fortalecer laços de amizade entre colegas, cria um ambiente de trabalho amistoso e integrativo, no qual até os objetivos individuais se tornam comuns. Mais do que ter espírito de equipe, ser colaborativo é, de fato, ser um membro da equipe e, deste modo, participar das atribuições e esforços do grupo.

LIDERANÇA E A QUESTÃO 919 DE O LIVRO DOS ESPÍRITOS, DE ALLAN KARDEC

       Quando se fala em liderança, a primeira ideia que vem à cabeça é a capacidade de envolver, motivar, orientar e conduzir um grupo de pessoas para atingir determinado objetivo. Desse modo, liderança (que pode ser natural, espontânea e voluntária ou aprendida, e praticada intencionalmente) é a atitude de uma pessoa, o líder, em relação a outras, os liderados.

       Mas, normalmente, não se pensa que a primeira e talvez a mais difícil liderança é praticada consigo próprio. Também conhecida como autoliderança, ela é fundamental para quem deseja ser um bom líder, e começa a ser praticada com respostas às seguintes perguntas: Quem eu sou? Quais são meus pontos fortes e fracos? Aonde quero chegar?

       Segundo especialistas em RH, liderar a si mesmo é mais difícil do que liderar outras pessoas, pois a todo tempo exige equilíbrio, determinação e disciplina. Tanto que Thomas Watson, ex-diretor da poderosa IBM, afirmou certa vez que “nada é mais conclusivo para provar a capacidade de liderança, do que as ações empreendidas, dia a dia, para liderar a si mesmo”.

       Na busca da autoliderança é preciso ter uma visão pessoal crítica e realista, deixando de julgar os outros por suas ações, e a si mesmo pelas intenções, já que nossas boas intenções sempre justificam nossos erros e falhas.

       Normalmente, as pessoas não praticam o autoconhecimento e a autoliderança, alegando falta de tempo. Mas, não é bem assim. Quando a autoliderança é considerada importante, torna-se prioridade diante de outras coisas que também exigem nossa dedicação.

       O aperfeiçoamento de um líder, além do autoconhecimento e da autoliderança, requer também saber como os outros nos percebem, sejam eles nossos liderados ou não. É assim que identificamos algumas deficiências e falhas que estão impedindo melhor desempenho.

       Tenhamos sempre em mente que o bom líder não só transforma subordinados em seguidores, como também prepara-os para serem futuros líderes. Ao agir corretamente e transmitir confiança, o líder se torna exemplo para o grupo, que cada vez mais se une aos ideais e ações que ele abraça e orienta. Que a leitura seja proveitosa a todos.

Ary Quadros Teixeira

 

Texto em PDF para impressão – CLIQUE AQUI!